Como escolher um plano de saúde ideal para você?

Escolher um plano de saúde não é uma tarefa tão simples para muita gente. As pessoas ficam com muitas dúvidas em relação a este tema, achando que contratar um plano de saúde suplementar pode ser caro demais para a realidade em que vivem. 

No entanto, o que encontramos no mundo atual é uma diversidade de opções de convênios, com ótimo custo-benefício, com as mais diversas coberturas e serviços de acordo com cada necessidade. 

Colocando na ponta do lápis, você vai perceber que vale muito mais a pena pagar uma mensalidade e ter direito a consultas, exames e internações do que pagar os altos preços da rede particular ou ficar na fila do SUS, principalmente em momentos difíceis de crises sanitárias.

Quer entender como escolher um plano de saúde pode ser mais fácil do que parece, inclusive preferindo por um que cabe no seu bolso? Confira mais um artigo da JundMed.

planos-de-saúde-no-brasil

A melhor forma de escolher um plano de saúde

Escolher um plano de saúde ajuda a garantir assistência médica de qualidade e ter mais segurança na sua vida pessoal e financeira.

Afinal, imprevistos acontecem e ninguém sabe quando vai ficar doente e precisar de assistência especializada. 

Sem convênio, a pessoa acaba tendo de escolher entre ir para a fila do SUS ou arcar todos os custos no particular. 

Mesmo com o Sistema Único de Saúde atendendo toda a população brasileira gratuitamente, ele não consegue atender toda a demanda populacional, infelizmente. 

No particular, os preços podem ser exorbitantes e deixar você endividado por um bom tempo, dependendo da complexidade do problema. Você sabia que uma internação pode ultrapassar os R$ 10 mil facilmente? 

Por isso, a melhor saída para receber os cuidados médicos ideais é escolher um plano para você e sua família.

plano-de-saude-familia

Entendendo as demandas particulares e escolhendo o plano

De acordo com o IBGE, 28% da população brasileira possui plano de saúde — o que corresponde a 59,7 milhões de pessoas. No entanto, para fazer parte desta estatística, é importante saber escolher um plano de saúde compatível com as suas necessidades médicas.

Por isso, é importante avaliar alguns pontos:
  • Você quer ser atendido na sua cidade ou em todo o país?
  • Quer ficar na enfermaria ou em um apartamento em caso de internação? 
  • Está disposto a pagar coparticipação ou quer tudo incluso na mensalidade?

Essas e outras respostas vão definir que tipo de plano você precisa, quais coberturas são essenciais ajudam a escolher um plano de saúde que caiba no bolso, dependendo das suas necessidades.

arms-care-check-905874-1440x851

O próprio mercado entendeu isso e hoje as operadoras oferecem várias opções de planos, com diferentes coberturas e valores competitivos. Os planos mais básicos, com menos coberturas ou área de atendimento mais limitada, por exemplo, podem ter um bom custo-benefício para quem não utiliza os serviços com muita frequência.

Além disso, outro fator que ajuda a reduzir o valor da mensalidade é aderir aos planos coletivos e empresariais, em vez dos individuais. Se você usa pouco, a escolha pode ser por convênios com coparticipação, que têm mensalidades menores e cobram uma taxa simbólica a cada atendimento.

Dicas para escolher um plano de saúde ideal

Escolha o tipo de plano de saúde

Como dissemos, a contratação dos planos pode ser feita de forma diferente, com três tipos de contratação:

  • Individual ou familiar: você procura a operadora para contratar o plano
  • Coletivo por adesão: oferecidos por associação profissional ou sindicato
  • Coletivo empresarial: empresa oferece o plano

Os planos de saúde coletivos costumam ser bem mais em conta do que os contratados no setor individual e familiar. Vale lembrar que qualquer MEI pode contratar um plano de saúde empresarial. 

Onde você quer ser atendido?

As coberturas dos planos de saúde podem ser nacionais, estaduais ou só para a sua cidade.

Se você viaja muito, o ideal é escolher um de abrangência nacional. Mas, se ser atendido apenas no seu estado ou cidade está de bom tamanho, o valor pode ficar mais acessível.

Vale destacar que é importante saber onde você quer ser atendido, também. Existem basicamente cinco segmentos assistenciais:

  • Ambulatorial: cobre apenas consultas, exames e terapias
  • Hospitalar com ou sem obstetrícia: cobre apenas internações em hospitais (com ou sem direito a parto)
  • Ambulatorial + hospitalar com ou sem obstetrícia: cobre consultas, exames, terapias e internações (com ou sem direito a parto)
  • Odontológico: cobre apenas assistência odontológica
  • Referência: cobre consultas, exames, terapias, internações e parto (a cobertura total é válida 24 horas depois da adesão, sem carência)

O plano referência é o melhor no quesito coberturas, mas também o mais caro.

O ideal é contratar um convênio que ofereça no mínimo a cobertura ambulatorial + hospitalar — e se você quer ter filhos, a cobertura de parto é fundamental.

Considerando o tipo de acomodação

Aqui deve se considerar o tipo de quarto que você terá em caso de internação. A variação vai de acomodação coletiva (enfermaria) ou acomodação individual (apartamento).

É claro que o apartamento é mais confortável, mas também vai aumentar consideravelmente o valor do seu plano.

A rede credenciada e a carência

Cada convênio possui sua rede de hospitais, clínicas, laboratórios e médicos, e cabe a você avaliar se os prestadores são suficientes.

Lembre-se de priorizar qualidade sobre quantidade, escolhendo planos que ofereçam bons hospitais e profissionais de saúde bem avaliados.

Os planos de saúde também podem instituir prazos de carência até a liberação dos serviços, seguindo os limites abaixo:

  • 24 horas para urgências e emergências
  • 180 dias para demais coberturas
  • 300 dias para partos a termo (gestações com mais de 37 semanas)

Se você já tem um convênio há um tempo, é possível trocar de plano sem cumprir uma nova carência — consulte as condições de portabilidade no site da ANS.

Vale lembrar que os planos de saúde passam por dois tipos de reajuste: o anual e o aumento por mudança de faixa etária. Considere isso nos seus cálculos, para evitar problemas futuros. 

Conclusão

Entendeu como é importante considerar diversos fatores na hora de escolher um plano de saúde? Na hora de cuidar da sua família, busque sempre o melhor que puder oferecer. Você, sua família ou os colaboradores da sua empresa merecem um plano de saúde feito com a JundMed, que tem as melhores opções de acordo com as suas necessidades. 

A JundMed oferece uma cartela completa de planos de saúde que atendem em Jundiaí. Com algumas informações básicas, conseguimos encaminhar a melhor cotação com as informações detalhadas e com melhor custo x benefício. 

Clique aqui e fale com um de nossos consultores. 

BLOG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima