Outubro Rosa: como o plano de saúde pode ajudar?

O mês de outubro chegou e com ele as campanhas de Outubro Rosa tiveram início. Neste período, a JundMed reforça aos beneficiários sobre os procedimentos que constam no rol de procedimentos, relacionados à prevenção e ao precoce diagnóstico do tratamento de câncer de mama e do câncer de colo de útero.

rol de procedimentos é regulamentado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e estabelece a cobertura mínima que os planos de saúde devem oferecer. Conheça os principais procedimentos no rol da ANS:

infografico_ROL_outubro-rosa

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estimam-se que, no Brasil, surjam 66.280 casos novos de câncer de mama, para cada ano do triênio 2020-2022. Por este motivo, se faz tão relevante a campanha de conscientização que as empresas, a mídia e o governo realizam em prol do Outubro Rosa, que inclui ações, comerciais, palestras, debates, entre outros.

Nas pautas do movimento, o propósito é sempre alertar as mulheres e a sociedade sobre a necessidade de frequentar o médico, fazer mamografia e também realizar o autoexame das mamas.

O surgimento da campanha

Foi na década de 1990 que a campanha Outubro Rosa teve início em alguns locais isolados nos Estados Unidos. Algum tempo depois, a campanha foi aprovada pelo Congresso Americano e reconhecendo outubro como o mês da prevenção contra o câncer de mama.

O símbolo do laço rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, durante a primeira Corrida pela Cura, realizada em 1990, na cidade de Nova York. Na época, os participantes da corrida receberam o objeto, que se tornou um item popular até hoje e passou a ser distribuído em locais públicos e em ações específicas.

No Brasil, o movimento começou a chamar atenção em outubro de 2002 por conta da iluminação rosa no Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. Com o passar dos anos, o movimento foi se tornando mais popular e por volta de 2008, ganhou força em todo país.

Como funcionam os exames de diagnóstico

É sempre muito bom esclarecer que o câncer de mama pode ser detectado logo nas fases iniciais, mas para isso, o diagnóstico deve ser feito o quanto antes, para que o tratamento e as chances de cura serem maiores.

As mulheres, de todas as faixas etárias, podem verificar se algo não está normal nas suas mamas. É indicado que elas observem com frequência esta região, já que a maior parte das descobertas de câncer de mama ocorre pelas próprias mulheres.

A mulher pode observar e palpar suas mamas no banho ou trocas de roupas para verificar se há pequenas alterações suspeitas. Além disso, as técnicas de autoexame podem ajudar.

infografico_ROL_outubro-rosa

Conte com seu plano de saúde

Ter um plano de saúde é a garantia de melhoria de vida para você. Quando você tem este serviço à disposição, qualquer suspeita pode ser apresentada imediatamente ao médico. O segurado possui liberdade para escolher o médico, clínica ou laboratório que deseja ser atendido.

Além de realizar o autoexame, é essencial contar com uma assistência médica de confiança para realizar todos os exames necessários a fim de garantir conforto e atendimento qualificado em todos os processos.

Entre em contato com os consultores da JundMed – a rede mais antiga de Jundiaí e Região no ramo de Planos de Saúde. Cuide de quem você ama. Cuide de você!

BLOG

Razões para contratar a intermédica

Contratar a Intermédica pode ser uma escolha vantajosa por várias razões, dependendo das suas necessidades e preferências. Aqui estão algumas razões que podem motivar a

Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima