As últimas semanas têm servido de alerta para a população, profissionais da medicina e também para os planos de saúde, referente ao aumento dos casos de doenças respiratórias. Além da pandemia da Covid-19, que se mantém no país, as pessoas enfrentaram o surto da nova variante da gripe, a H3N2 (subtipo do vírus influenza A).
A crescente dos casos contribuiu para que as pessoas procurassem hospitais, Unidades de Pronto Atendimento e médicos particulares. Isso chamou atenção de todos, principalmente agora no verão, a época mais quente do ano, e antes as doenças respiratórias eram comumente observadas no período de outono e inverno.
Diante deste cenário, que você vai ver mais detalhado neste artigo, a tendência é de que os casos continuem subindo.
Neste contexto, muitas dúvidas surgiram, afinal, tanto a gripe como a covid apresentam sintomas semelhantes e são transmitidas por meio de gotículas liberadas no ar quando a pessoa que está gripada tosse ou espirra.
Para esclarecer algumas dúvidas e te ajudar a diferenciar os sintomas de cada doença, a JundMed fez um compilado das principais informações. Na situação em que vivemos, faz-se ainda mais necessário unir esforços para incentivar a vacinação e conscientizar a população sobre os cuidados preventivos.
Como está a pandemia no Brasil?
Em relação ao coronavírus, as festas de final de ano, férias escolares e recesso no trabalho contribuíram para o avanço da variante ômicron e a disseminação dos casos, mesmo com o avanço da vacinação. As notícias e dados indicam ainda um período mais complicado para este primeiro trimestre de 2022.
Nesta quarta-feira (19), o Brasil registrou um novo recorde segundo o G1. Foram 205.310 novos casos conhecidos de Covid-19 em 24 horas, chegando ao total de 23.420.861 diagnósticos confirmados desde o início da pandemia.
Sobre os casos da gripe
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, existem sintomas clássicos do vírus da influenza, como a febre súbita, tosse seca, dor de cabeça, dores musculares, mal-estar, cansaço, coriza e dor de garganta. No caso da H3N2, os sintomas são iguais, entretanto a diferença para a gripe comum é a intensidade, com o potencial de causar casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em idosos e imunocomprometidos, agravando o desconforto e dores pelo corpo.
Como diferenciar os sintomas?
É fato que os sintomas são bem parecidos, porém as situações são distintas: ambas são causadas por vírus diferentes e, no caso da Covid-19, o início dos sintomas e a intensidade são diferentes.
Veja a diferença entre cada um:
H3N2
- Sintomas mais intensos nas primeiras 48 horas;
- Febre intensa e dor no corpo nos primeiros dias de infecção;
- Melhora completa ao fim de 7 dias.
COVID-19
- Os sintomas são mais intensos entre o 5° e 6° dia de infecção;
- Febre baixa nos primeiros dias de infecção, que pode aumentar ao longo do tempo;
- Há evolução dos sintomas ao longo do tempo, podendo resultar em sintomas graves, como alterações respiratórias.
Para um tratamento em qualquer situação, de gripe ou covid, o primeiro passo é buscar um diagnóstico preciso. Uma boa assistência médica é a combinação perfeita de atendimento qualificado, tratamento eficaz e precauções adequadas.
Apenas o profissional da saúde é capaz de passar uma prescrição médica e medicamentos corretos para amenizar os sintomas.
Quando você contrata um plano de saúde, você elimina as preocupações com atendimento precário ou filas de espera, por exemplo. Com um plano de saúde, seu tratamento é diferenciado.
Fale com o time JundMed!
A JundMed possui um serviço completo com cobertura de diferentes planos. Com apenas uma mensagem pelo WhatsApp e o fornecimento de algumas informações básicas, nossa equipe encaminha a melhor cotação com as informações detalhadas e com melhor custo x benefício especialmente para você.
Ainda tem dúvidas sobre planos de saúde? Fale conosco!
BLOG
Entendendo as Doenças Comuns e Como os Planos de Saúde Podem Ajudar
Manter a saúde em bom estado é um aspecto fundamental da vida cotidiana. No entanto, é comum as pessoas negligenciarem sintomas que consideram menos relevantes.
Como encontrar o plano de saúde ideal para você?
Encontrar o plano de saúde ideal para você requer uma análise cuidadosa das suas necessidades, orçamento e preferências. Aqui estão alguns passos que podem ajudar