Na hora de fazer orçamentos para contratar um plano de saúde, é comum que os consultores questionem os interessados sobre algumas opções relacionadas à contratação. Entre elas, está o tipo de acomodação oferecida: se é enfermaria ou apartamento.
Esses dois espaços têm diferenças consideráveis pois são instalações diferentes caso você ou o seu dependente precise ficar internado no hospital.
Portanto, enfermaria ou apartamento: como funcionam as acomodações do plano de saúde? Este é o tema do nosso artigo de blog desta semana. Você vai acompanhar as diferenças entre as acomodações, além de conferir qual oferece o melhor custo-benefício para você.
Acomodação no plano de saúde: como funciona?
Uma acomodação é conhecida pelo local onde o paciente ficará hospedado durante uma internação no hospital. Comumente, existem duas opções: a enfermaria e o apartamento. Há essa diferença porque o tipo de acomodação interfere diretamente no preço do plano e na mensalidade paga.
Vale lembrar que não são todos os planos que cobrem internações. Normalmente, são os planos de saúde mais completos que oferecem esse tipo de serviço, como o plano hospitalar, o ambulatorial + hospitalar e o plano referência de cada operadora, pois esse costuma ser o mais completo
A enfermaria
Quando um paciente fica internado na enfermaria, ele compartilha a acomodação com outros pacientes e tem como limite máximo dois pacientes por quarto.
Ou seja, em um mesmo quarto, várias pessoas ficam juntas durante a estadia no ambiente hospitalar.
Sem contar que a enfermaria possui horários limitados para visitação. Normalmente os idosos, crianças, gestantes e portadores de necessidades especiais podem contar com acompanhantes nestes locais.
Outra característica é que nos sanitários das acomodações de enfermaria, eles são compartilhados.
O apartamento
O apartamento, por sua vez, possui mais diferenciais em relação às enfermarias.
O principal está relacionado à privacidade. Afinal, tanto o quarto como o banheiro são exclusivos do paciente e de seus acompanhantes, visto que alguns dos convênios permitem acompanhantes para pacientes entre 18 e 60 anos.
Ao contrário do que vimos na enfermaria, as acomodações de apartamento oferecem mais horários flexíveis para visitas ao longo do dia e da noite.
As principais diferenças!
De modo geral, podemos separar em três itens as principais diferenças entre enfermaria e apartamento.
- Privacidade – Enquanto na enfermaria você precisa compartilhar o mesmo quarto com outras pessoas desconhecidas, no apartamento, o espaço se torna exclusivo somente para você.
- Acompanhante – Normalmente, a enfermaria permite acompanhantes apenas para os pacientes que são grupo de risco, como crianças ou idosos. O apartamento, por sua vez, dá direito a acompanhantes em qualquer idade.
- Horários de visita – Outro ponto é relacionado ao horário da visita, que também é diferente para cada tipo de acomodação. Na enfermaria, existe um horário fixo, que normalmente costuma durar 60 minutos e no apartamento, é mais flexível.
Dúvidas comuns
Quanto tempo posso ficar internado na enfermaria ou apartamento pelo plano de saúde?
A Agência Nacional de Saúde (ANS) recomenda que não haja um tempo limite de internação. O indicado é que ela fique no hospital até estar totalmente recuperada, com recomendação médica para ser liberada.
Posso mudar da enfermaria para o apartamento?
É possível que essa portabilidade entre enfermaria e apartamento seja feita.
Nesse caso, o indicado é entrar em contato diretamente com a operadora do plano de saúde e verificar os custos adicionais que possivelmente serão feitos.
Qual a melhor opção: enfermaria ou apartamento?
A realidade é que depende muito da sua prioridade. Se você optar pela exclusividade, conforto e não se importa em pagar a mais por isso, o apartamento é a melhor opção. Mas se você acredita que não haveria problemas em compartilhar quartos e banheiros com outras pessoas, a enfermaria deve ser levada em consideração.
A dica geral é fazer uma listinha de prós e contras sobre cada uma das possibilidades e a sua prioridade para cada uma delas.
Identifique qual melhor atende a sua necessidade e entre em contato com o seu plano de saúde.
Conheça os planos com a JundMed!
A JundMed está à sua disposição para te ajudar e sanar todas as possíveis dúvidas. Converse com os nossos consultores, contrate a melhor opção ou dê um upgrade no seu plano. Clique aqui e fale com nossos especialistas!
BLOG
Os Melhores Planos Odontológicos em Jundiaí: Opções de Qualidade para o Seu Sorriso
Manter a saúde bucal em dia é fundamental para o bem-estar geral, e contar com um plano odontológico pode facilitar esse cuidado, oferecendo cobertura de
Plano de Saúde Sobam em Jundiaí: Vale a Pena?
Plano de Saúde Sobam em Jundiaí: Vale a Pena? Desde sua fundação em 1968, o Grupo Sobam tem se destacado no setor de saúde como
Hapvida reverte prejuízo e lucra desde a fusão com NotreDame
Por outro lado, a base de beneficiários da companhia encolheu com ajustes nos preços dos planos A Hapvida (HAPV3) registrou lucro líquido de R$ 83,4