Diferença entre rede credenciada e própria

No blog da JundMed sempre apresentamos conteúdos para esclarecer as dúvidas de quem deseja contratar um plano de saúde ou odontológico. Nós sabemos que muitas vezes este processo é burocrático, demanda pesquisa, comparação e orçamento. As dúvidas surgem e, desta vez, vamos explicar a diferença entre rede credenciada e rede própria em um plano de saúde.

Antes de fechar qualquer contrato, é interessante avaliar a rede de atendimento, que pode ser tanto credenciada, quanto própria ou mista. De modo geral, é ela que representa o grupo de hospitais, clínicas e laboratórios onde o paciente pode ser atendido, a partir do tipo de assistência médica contratada.

Explicando o que é rede credenciada

O paciente entende como funciona a rede credenciada quando precisa passar em um pronto-socorro e o local não aceita o plano de saúde. Nessa situação, é bem provável que o hospital não fazia parte da sua rede credenciada. A rede credenciada diz respeito ao conjunto de prestadores de serviço, como médicos, laboratórios, hospitais e clínicas, que podem atender os beneficiários do plano.

Normalmente, os prestadores de serviço costumam ser conveniados ou terceirizados, pagos pelas operadoras de saúde, conforme o uso dos seus serviços.

Detalhes sobre a rede própria

Em alguns casos, existem operadoras que possuem sua própria rede de hospitais, clínicas e laboratórios. Desse modo, os profissionais e demais estabelecimentos médicos são gerenciados pela própria operadora.

A grande vantagem do hospital possuir a sua rede própria de especialistas consiste na redução dos custos mensais para os beneficiários, em comparação à rede credenciada. O motivo dos valores serem menores e porque, quando a operadora conta com estrutura particular, o preço médio de cada procedimento fica mais acessível e atrativo do que os preços pagos a terceiros

Qual vale mais a pena?

Cada caso é um caso.

Para identificar qual oferece o melhor custo-benefício para você, é preciso avaliar quais são as suas necessidades atuais. Para isso, direcionamos algumas perguntas importantes:

  1. Você costuma viajar?
  2. Prefere ser atendido em ambientes próximos da sua casa ou do trabalho?
  3. Opta por um atendimento personalizado ou em estabelecimentos de referência?

Quando você responde essas questões, ela vai te ajudar a entender o que você procura no seu plano de saúde e quais são as suas prioridades, além de comparar qual é a opção mais adequada a sua realidade.

Quando o assunto é custo, é fato que a rede própria pode ser a melhor vantagem. Afinal, ela conta com uma estrutura particular, a operadora para menos por procedimentos médicos e conta com mais controle sobre as informações clínicas dos pacientes.

Em relação à rede credenciada, o grande benefício está na abrangência da rede de atendimentos. Ou seja, como ela não depende das regiões em que a operadora tem unidades médicas, é possível contar com hospitais, clínicas e laboratórios espalhados pelo país.

O melhor custo-benefício da região. Fale com a JundMed!

Conseguiu definir qual é a melhor opção para você?

Saiba que para apresentar a melhor solução ao beneficiário, muitas operadoras oferecem planos com cobertura mista – ele pode ser atendido tanto pela própria, quanto pelo prestador da credenciada.

Cada plano de saúde tem a sua própria rede de hospitais, clínicas, especialistas e laboratórios. Antes de mais nada, fale com uma consultoria especializada e tire todas as suas dúvidas. Pesquise, compare, faça orçamentos e não se esqueça de avaliar a abrangência destes profissionais.

Conhecer a rede de atendimento do plano de saúde antes de fechar qualquer contrato é direito seu!

Mais informações, nos contate clicando aqui!

Diferença entre rede credenciada e própria Read More »