Plano de saúde para idosos: compensa?

Nas últimas décadas, a expectativa de vida está crescendo significativamente.

De acordo com a reportagem da Agência Brasil, a expectativa de vida no país subiu para 76,8 anos em 2020, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para os nascidos em 2019, a expectativa era viver, em média, até 76,6 anos. Em cinco anos, a expectativa de vida subiu 1,3 ano, enquanto em dez anos houve um crescimento de 3,3 anos.

Com a expectativa de vida subindo cada dia mais, o envelhecimento se torna uma pauta importante. Por isso, o artigo desta semana aborda detalhes sobre o processo de envelhecimento e os cuidados necessários na saúde para se ter uma velhice digna.

Sobre o envelhecimento

O envelhecimento é um processo natural, que ocorre com todos os idosos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), considera-se idoso todos aqueles que já passaram dos 60 anos, mas é válido lembrar que: a idade não é um marcador preciso das mudanças que acompanham o envelhecimento.

Os idosos são pessoas que já passaram por inúmeras situações e experiências ao longo da vida, tanto em âmbito social como no profissional. São pessoas que retém grandes histórias e ótimas fontes de conhecimento e aprendizado. Mas assim como em qualquer fase da vida, as mudanças ocorrem e com elas os cuidados devem ser redobrados.

Nesta fase, o corpo e a mente costumam sofrer um processo natural de diminuição das funcionalidades, podendo afetar a saúde física e a mental. A genética é um dos fatores que interferem diretamente na saúde dos idosos, visto que alguns podem sofrer com alterações de saúde e não adoecer, e outros sim – isso varia de idoso para idoso.

Envelhecer com saúde

Em relação aos cuidados médicos, a terceira idade é uma fase de mudanças. Para envelhecer com saúde, é preciso cuidar do corpo e investir em cuidado próprio ao longo de toda a vida. Um desses investimentos é o de contratar um plano de saúde.

Normalmente, os planos de saúde ficam mais caros na terceira idade por conta do uso frequente dos serviços. Isso acontece porque é nessa idade que os problemas de saúde começam a surgir e se intensificar.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) indica que os valores são determinados por faixas etárias. De quatro em quatro anos, conforme o beneficiário atinja uma determinada idade, ele passa para outra faixa e o valor do plano aumenta. Depois dos 59 anos, não há mais variação no valor da mensalidade em razão de mudança de faixa etária.

O percentual de reajustes por faixa etária deve constar no contrato. Além disso, o valor fixado para a última faixa etária (59 anos ou mais) não pode ser superior a seis vezes o valor da primeira faixa (0 a 18).

Mas vale a pena contratar um plano de saúde para idosos?

A resposta é: sim! Vale a pena, principalmente porque o convênio médico oferece serviços relacionados à saúde com um preço fixo. Desse modo, é possível cuidar da saúde de forma constante, por meio de consultas periódicas com especialistas.

Com o acesso facilitado, o idoso pode procurar um médico sempre que precisar e não apenas quando já estiver com a saúde comprometida.

Além disso, um plano de saúde garante um atendimento mais acolhedor do que no SUS (Sistema Único de Saúde), por conta da alta demanda que o serviço público possui. Existem planos e operadores que oferecem ainda descontos em drogarias e isto reverte em medicamentos mais em conta.

Conte com a JundMed!

Se você reside na região de Jundiaí, a dica é consultar as novidades dos planos que a JundMed possui. Aqui você encontra as melhores soluções com os melhores preços!

Contrate um plano de saúde e tenha:

  • Infraestrutura de qualidade;
  • Garantia de atendimento;
  • Facilidade em agendar consultas;
  • Conforto dos quartos;
  • Atendimento mais humanizado;
  • Diversas opções de plano;
  • Especialistas qualificados.

Clique aqui e entre em contato com a nossa equipe!

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-11/expectativa-de-vida-no-brasil-sobe-para-768-anos

Plano de saúde para idosos: compensa? Read More »