Plano de saúde pode ter reajuste de 16% em 2022

Em 2022, segundo projeção da FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar), os planos de saúde individuais podem subir 16%, alcançando um reajuste recorde. Caso se confirme, este será o maior reajuste já feito pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

“O aumento de itens diversos, como o preço de medicamentos e insumos médicos, a forte retomada dos procedimentos eletivos, o impacto de tratamentos de Covid longa e a incorporação de novas coberturas obrigatórias aos planos de saúde, como medicamentos e procedimentos, impactam diretamente no reajuste”, afirma a Fena Saúde.

Em 2021, foi decidido um reajuste negativo de -8,19% nos planos de saúde individuais em virtude da queda causada pela pandemia no uso de serviços médicos. O maior reajuste anual até hoje foi de 13,57%, em 2016, segundo os dados da série histórica, iniciada em 2000.

Relevante destacar que somente o reajuste dos planos de saúde individuais é determinado pela ANS. Os planos de saúde empresariais ou familiares são estabelecidos pelas operadoras.

Tudo o que você precisar saber sobre como funcionam planos de saúde

Devido a longas filas e depoimentos de atendimento na rede pública, contratar um convênio médico tem sido cada vez mais visto por pessoas que visam cuidar da sua saúde. Os planos de saúde privados nasceram a partir da carência do poder público em oferecer um serviço de saúde de qualidade que consiga atender a todos. Assim sendo, surgiram empresas privadas que, oferecem esse serviço por meio de pagamentos.

Para comercializar um plano de saúde, as operadoras devem disponibilizar o rol de procedimentos determinado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

O rol é uma lista de serviços que incluem cirurgias, exames e tratamentos com cobertura obrigatória pelos planos de saúde. O motivo para alteração no preço é a qualidade da rede de hospitais e laboratórios credenciados.

Quais são os tipos de planos de saúde?

Os clientes buscam por três modelos mais comuns, sendo eles individuais, familiar ou empresarial.

  • Plano de saúde individual:

O plano de saúde individual aprova um beneficiário. Toda pessoa física consegue fazer a contratação diretamente com a operadora de seguros. Além disto, os planos conseguem ser adaptados ao perfil e grupo demográfico de cada consumidor.

  • Plano de saúde familiar

O plano de saúde familiar proporciona a contratação para diversos ou todos os integrantes da família. Contudo, para os casais será necessário apresentar um comprovante de união, como: Certidão de Casamento ou Comprovante de União Estável.

  • Plano de saúde empresarial

O plano de saúde empresarial possibilita muitos benefícios aos colaboradores e conta com inúmeros serviços inclusos, sendo alguns deles Laboratoriais, Hospitais, Clínicas, Especialidades e Ambulatorial. Por esse motivo, é importante verificar quais os serviços e benefícios para decidir o que é mais viável.    No site da ANS), é permitido comparar planos de saúde. Nele, é possível incluir o local de contratação que você almeja, a sua idade e os tipos de coberturas e abrangência como no exemplo abaixo, confira.

Plano de saúde pode ter reajuste de 16% em 2022 Read More »