Número de adultos com hipertensão aumentou 3,7% em 15 anos no Brasil

Recentemente o Ministério da Saúde publicou um relatório apontando que o número de adultos com diagnóstico médico de hipertensão aumentou 3,7% em 15 anos no Brasil.

A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) considerou a evolução temporal dos indicadores das últimas 16 edições do principal inquérito de saúde do Brasil, o Vigitel, Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico.

Além disso, foi identificada uma queda nos registros em determinadas faixas etárias sendo a maior redução observada entre adultos de 45 a 64 anos.

A variação foi de 32,3% em 2006 a 30,9% em 2021 para aqueles entre 45 e 54 anos; e variando entre 49,7% em 2006 e 49,4% em 2021 para aqueles entre 55 e 64 anos.

O que é a Hipertensão?

Hipertensão arterial ou pressão alta, é uma doença que atinge os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins.

Essa doença é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles:

● Fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol, falta de atividade física;

● Além desses fatores de risco, sabe-se que sua incidência é maior na raça negra, aumenta com a idade, é maior entre homens com até 50 anos, entre mulheres acima de 50 anos, em diabéticos.

Taxa de mortalidade por doenças hipertensivas

De acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), de 2010 a 2020, foram registradas 551.262 mortes por doenças hipertensivas, sendo 292.339 em mulheres e 258.871 em homens.

Exames para evitar a hipertensão

E o que fazer para evitar a doença?

  • Alimentar-se de forma equilibrada e saudável (evitar excesso de sal);
  • Praticar atividade física regularmente, obedecendo às recomendações do médico e do profissional de educação física;
  • Não abusar do consumo de álcool;
  • Evitar rotinas estressantes;
  • Evitar obesidade e sobrepeso;
  • Realizar consultas com o cardiologista (a frequência das consultas depende da idade e dos hábitos da pessoa).

Hipertensão tem cura?

Infelizmente não existe cura para a hipertensão, mas a doença é tratável. Fazer o acompanhamento médico regular é parte essencial do tratamento.

Como a JundMed pode ajudar?

Aqui na JundMed nós contamos com profissionais qualificados para poder te ajudar.

Consulte o plano que se encaixa no seu perfil e cuide da sua saúde! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima