Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a anemia não está relacionada somente à alimentação.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% da população mundial tem algum tipo de anemia.
O que é anemia?
A hemoglobina é uma proteína presente no sangue que compõe os glóbulos vermelhos, e que transportam o oxigênio no sangue, chegando a todos os órgãos e tecidos do corpo. A anemia é a falta dessas hemoglobinas.
Quando uma pessoa tem anemia, há uma disfunção do organismo que faz com que a produção dessas proteínas fique abaixo do normal.
A anemia pode ter várias causas possíveis e vários tipos também, que são:
– Anemia causada pela falta de nutrientes, como ferro, vitamina B12 e ácido fólico;
– Anemia hereditária, que é causada por mutações genéticas;
– Anemia causada por doenças autoimunes;
– Anemia causada por doenças na medula óssea ou anemia aplástica.
Nas crianças, essa doença pode afetar o desenvolvimento, aprendizagem e habilidades cognitivas, e também aumentar a predisposição a infecções e atrasar o crescimento.
Quais são os sintomas?
Os sintomas mais comuns da anemia são a palidez na pele e partes internas dos olhos e gengivas, cansaço generalizado, falta de apetite, sonolência e tontura. Mas, cada tipo da doença também apresenta sintomas específicos.
Quando é causada pela falta de nutrientes, pele amarelada, irritabilidade e comprometimento de nervos, câimbras, formigamentos e fraqueza muscular são os principais sintomas.
Anemias causadas por doenças hereditárias têm como sintomas: fortes dores pelo corpo, olhos amarelados, inchaço nos pés e barriga, feridas pelo corpo e crescimento mais lento dos dentes e ossos do rosto.
Urina escura, dor muscular, febre e coriza são os principais sintomas da anemia causada por doenças na medula óssea.
Quais são os tratamentos?
O primeiro e principal passo é identificar o que está gerando a diminuição do nível de hemoglobinas no sangue. Após a identificação da causa, o tratamento tem início.
Nas anemias causadas por falta de nutrientes, o paciente recebe uma dieta rica neste elemento também é indicado a fazer suplementação por um tempo determinado pelo médico.
Já as anemias hereditárias não possuem cura, somente tratamentos que consistem em transfusões de sangue. É indicado que o paciente mantenha uma dieta rica em nutrientes e evite fazer exercícios pesados.
O tipo mais grave da doença, a anemia causada por doenças autoimunes ou doenças na medula óssea, requerem o uso contínuo de medicamentos que regularizam o sistema imunológico e estimulam a medula. A transfusão de sangue também pode ser indicada.