Para escolher o seu plano de saúde ideal, é necessário avaliar qual a sua utilização do convênio. Após fazer todo o alinhamento sobre o que você precisa em relação ao que as operadoras têm a oferecer, você com certeza encontrará o plano de saúde ideal.
Sim, sabemos que não é nada fácil e por isso, fizemos um passo a passo para te ajudar , ficando assim mais fácil e rápido de encontrar um plano de saúde com o melhor custo-benefício .
Vale a pena ter um plano de saúde?
A verdade é que cuidar de nós mesmos ou de algum ente querido, fica mais difícil quando não se tem um plano de saúde. Não podemos negar que por mais importante que seja, contar com o SUS pode ser complicado em alguns momentos cruciais, como nos atendimentos de emergências e até mesmo quando há necessidade em realizar cirurgias.
E em momentos como esses, como ter a tranquilidade de que será bem atendido? Por esse e outros motivos que a escolha do seu plano de saúde é tão importante.
Por onde começar?
Formas de contrato:
As principais formas de contratação atualmente são: Empresária e Individual.
A diferença entre elas está basicamente relacionada a quem pode adquirir elas.
Empresarial: as empresas são as responsáveis por fazer toda a negociação e pagamento com a operadora e oferece o plano como um benefício ao colaborador.
Mas vale lembrar sobre os descontos em folha que serão feitos no caso da contratação e até mesmo na questão da coparticipação.
Individual: é a própria pessoa física quem realiza a contratação do plano diretamente com a operadora, o que oferece vantagens no sentido em que você pode escolher um convênio que atenda às suas necessidades, e não aquele indicado pela empresa.
Tipos de plano de saúde
Um dos passos mais importantes é a escolha do seu plano de saúde. Pensando nisso, separamos alguns tipos de plano para te auxiliar na escolha.
- Ambulatorial: de convênio simples, é caracterizado pelo uso em ambulatórios, clínicas ou consultórios, não tendo validade para uso em internações hospitalares.
- Hospitalar: sua cobertura permite internações hospitalares, contudo não cobre exames ou consultas não relacionadas a internação.
- Hospitalar e Ambulatorial: é a junção dos planos de saúde anteriormente mencionados, garantindo uma cobertura de saúde mais interessante. Além disso, para o caso de mulheres, pode ser incluído ou não o serviço de obstetrícia.
- Odontológico: focado exclusivamente em tratamentos odontológicos.
- Referência: engloba internações, tratamentos e exames em um único plano. Na condição hospitalar sua internação é em quarto coletivo.
Antes de escolher, leve em conta as suas necessidades atuais e futuras também. Quanto mais você se atentar aos detalhes, melhor vai ser a sua escolha final.
Cobertura geográfica e cobertura de plano
É de extrema importância que você verifique a área geográfica que está incluso no seu plano e a cobertura que ele oferece. Além de trazer mais segurança de acordo com o que cobre (ou não), também impacta diretamente no valor do plano.
Geográfica:
- Nacional: válido em todo o território nacional;
- Grupo de estados: válido em determinado grupo de estados;
- Estadual: válido no estado do produto contratado;
- Grupo de municípios: válido em determinada região de municípios;
- Municipal: válido somente para o município do produto contratado.
Plano:
- Ambulatorial: consultas médicas eletivas, seja em clínicas ou em consultórios, assim como exames ambulatoriais;
- Hospitalar (com e sem obstetrícia): atendimento hospitalar em urgência e emergência no pronto-socorro ou internações, podendo incluir parto e obstetrícia dependendo do plano em questão;
- Segmentação referência: junção das duas opções anteriores, incluindo o atendimento tanto ambulatorial quanto hospitalar;
- Odontológico: atendimento exclusivo odontológico.
Tipo de acomodação
Você sabia que pode escolher a acomodação do seu plano e que isso pode trazer diferença no caso de internação?
No caso de enfermaria, o quarto pode ser dividido em outros pacientes, normalmente em dois ou três. Por isso pode haver mudanças e regras como horário de visita e permanência de acompanhantes.
Mas não podemos deixar de citar que, nesses casos, existe um melhor custo benefício em relação ao apartamento, que funciona como um quarto individual. Isso traz maiores comodidades ao paciente e acompanhante, além de normalmente contar com um banheiro para uso exclusivo.
Carência do plano
Se atente às letras miúdas dos contratos, na maioria dos casos, é lá que está o tempo de carência do seu plano.
Aqui, estamos falando sobre o tempo que o beneficiário precisa aguardar para conseguir ser atendido em diferentes procedimentos pelo plano de saúde.
- Urgência e emergência: 24 horas;
- Consultas e exames simples: 30 dias;
- Cirurgia e internação: 180 dias;
- Exames complexos: 180 dias;
- Parto: 300 dias;
- Doenças preexistentes: 24 meses.
Rede credenciada
Vamos ser sinceros, não adianta de nada contratar um plano de saúde se os hospitais que são referência não estão credenciados para atendê-lo, certo?
Procure por hospitais que estejam próximos à você e, principalmente, que sejam reconhecidos por oferecerem um bom atendimento.
Facilidade na contratação e atendimento
Quando estamos falando sobre a nossa saúde, não queremos lidar com assuntos burocráticos, não é mesmo? Por isso, encontrar um plano de saúde que facilite não só na contratação mas também na hora que você precisar entrar em contato com o suporte, é essencial.
Atente-se a algumas facilidades que o plano pode oferecer, como autoatendimento ou até mesmo um aplicativo com as respostas para suas principais dúvidas. Mas também não podemos deixar de contar com um time de suporte que esteja disponível a todo momento.
Seriedade e confiança
Sem dúvidas, essa é a principal dica: o cuidado com a saúde é uma coisa séria. Por isso, ter o cuidado em qualquer fase da sua vida deve ser uma das principais prioridades.
Por isso, a Jundmed está à sua disposição sempre para lhe ajudar com todas as necessidades que você precisar. Se você quiser mais detalhes dos nossos planos e como pode lhe ajudar, entre em contato.