Como declarar o plano de saúde no imposto de renda

Uma das responsabilidades anuais dos brasileiros que tiveram rendimento acima de R$ 28.559,70 em 2021 é realizar a declaração do imposto de renda.

Em 2022, os contribuintes têm até 29 de abril para entregar a declaração completa à Receita Federal. Neste período, é comum que muitas pessoas fiquem com dúvida quanto ao sistema utilizado e como a declaração deve ser feita.

Na hora de declarar o IR, é preciso avaliar alguns gastos que aconteceram ao longo do ano e separar documentos específicos.

Por isso, a equipe da JundMed preparou este artigo para orientar a inclusão do seu plano de saúde na declaração. Veja dicas e facilite o seu processo!

Declarando o IRPF

Quando você começa a declaração do imposto de renda, o primeiro passo é separar os gastos.

Entre eles, está o com a saúde.

Os gastos com a saúde própria ou de dependentes devem ser feitos em “Pagamentos Efetuados”

Esses gastos englobam despesas com médicos de diferentes especialidades, pagamentos em geral para plano de saúde e hospitais, aparelhos ortopédicos e exames de laboratório também.

-Plano de saúde pago pelo contribuinte

Os planos de saúde particular ou familiar devem ser declarados na área de “Pagamentos efetuados”.

No quadro de “Dados do pagamento”, o código 26 é usado para planos de saúde e as informações precisam ser as mesmas que estão no comprovante de pagamento.

No campo “Valor pago” é preciso colocar o valor total de pagamentos do ano, ou seja, somar tudo que foi pago durante 2021. Neste caso, o abatimento é de 100% do valor.

-Plano de Saúde com coparticipação

Se a empresa paga parte do plano de saúde e o funcionário pague o restante, também é preciso ser declarado no IRPF. Porém, quando for preencher os dados do pagamento, no campo de “Valor pago” coloque apenas o que gastou ao longo do ano.

Por exemplo, se a empresa paga R$100 por mês e você paga R$50, na hora de declarar o imposto, é preciso considerar apenas a sua parcela. R$50 x 12 meses = R$600.

-Plano de Saúde Familiar

Para os planos de saúde familiar, geralmente há um titular e vários dependentes. Dessa forma, é preciso que o titular do plano faça o registro dos gastos.

Um exemplo claro desta situação é de um plano de saúde que tem o pai como titular e como dependentes, a esposa e o filho. Durante a declaração, é ele quem deve declarar o valor referente à parte dele e do filho.

Se a esposa declara o Imposto de Renda separadamente, ela pode incluir o valor referente a parte dela, mesmo que o recibo esteja no nome de outra pessoa.

Pode parecer confuso, mas a ideia é que você só possa declarar os gastos próprios ou dos dependentes que estão registrados na sua declaração do Imposto de Renda. Ou seja, se pago algo para outra pessoa, que não é dependente, não pode entrar como dedução.

Como comprovar as despesas médicas?

Qualquer informação cedida à Receita Federal deve ser comprovada, por isso, é preciso contar com todos os recibos e comprovantes de pagamento.

Isso é importante pois caso ocorra alguma divergência de informação, você pode comprovar o que declarou. Lembre-se de que todos os recibos devem ser guardados por 5 anos, no mínimo, sempre contato do dia 1° de janeiro do ano seguinte ao ocorrido.

Medicamentos podem entrar na declaração do imposto de renda?

Não. Mesmo que os gastos com saúde sejam uma das melhores alternativas para fazer abatimento no IR eles não entram na lista, pois não possuem um valor máximo e não podem ser usados como despesa dedutível na hora de fazer a declaração.

Fale com a Jundmed!

O conteúdo te ajudou no processo de declaração do imposto de renda?

Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe para esclarecer todas as dificuldades. Além disso, para saber mais sobre os planos de saúde ou contratar um, clique aqui.

Temos uma equipe preparada e disposta para te atender!

Fonte das Informações: Uol | Pag Seguro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima