Novembro azul: O plano de saúde cobre o exame de prevenção? 

O exame preventivo contra o câncer de próstata é fundamental para realizar um diagnóstico precoce, para assim, aumentar as chances de cura. Mas será que o plano de saúde cobre o exame de prevenção?

Este exame é um dos principais para a saúde do homem, já que o câncer de próstata é um dos mais frequentes entre os homens do Brasil. E por isso é tão importante a conscientização, vinda principalmente durante o Novembro Azul.

O Novembro Azul e sua importância

Em todos os anos, durante o mês de novembro, é realizada uma campanha de saúde chamada “Novembro Azul”. 

A campanha é um alerta sobre a importância da conscientização da saúde masculina. Já que os homens, por falta de cuidados com a saúde em geral, vivem aproximadamente 7 anos a menos do que as mulheres.

Porém essa campanha, vem para trazer em especial, a conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata. 

Como já mencionado, este câncer é um dos mais frequentes entre os homens brasileiros, ficando atrás apenas do câncer de pele. 

Se for descoberto precocemente, há 90% de chances de cura e o exame mais eficiente para identificá-lo, que é o de toque, dura apenas 15 segundos. 

Diante disso, a campanha do Novembro Azul vem para conscientizar os homens para conseguirmos mudar este cenário. 

O plano de saúde deve cobrir o exame de prevenção? 

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) reforça que os procedimentos preventivos, como o exame de toque, constam no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, relacionados à prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de próstata. 

Assim, o Rol estabelece cobertura obrigatória que os beneficiários de planos de saúde têm direito. Então a resposta é sim! O plano de saúde cobre o exame de prevenção.

Exames preventivos cobertos pelos planos de saúde

Há dois exames muito importantes para o diagnóstico do câncer de próstata: o exame de sangue e o exame de toque retal. 

Ambos possuem cobertura pelo Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde que determina a cobertura mínima obrigatória dos planos de saúde. 

A importância dos planos de saúde para a prevenção do câncer de próstata 

O Instituto Nacional de Câncer, o INCA, aponta que 1 em cada 9 homens é diagnosticado com câncer de próstata. 

Assim, para se prevenir da doença, é importante que os planos de saúde forneçam os acessos necessários aos exames preventivos para a saúde masculina. 

Esses exames, quando associados, podem dar uma segurança de cerca de 90%, auxiliando no diagnóstico precoce do câncer de próstata. 

Assim, a ANS e as operadoras de planos de saúde desenvolvem programas de promoção de informações e prevenção de doenças, para melhorar a assistência à saúde dos beneficiários dos planos.

Além disso, caso o diagnóstico de câncer de próstata seja positivo, o plano de saúde deve cobrir também o tratamento da doença. A negativa de cobertura de exames, cirurgias e medicamentos são consideradas abusivas.

Saiba mais sobre o câncer de próstata

O Instituto Nacional do Câncer aponta para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. 

Os homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, são mais propensos à doença. 

O câncer da próstata em sua fase inicial, tem evolução silenciosa, muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou apenas dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes. 

Na fase avançada, o câncer de próstata pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. 

As recomendações são que os homens com mais de 50 anos devem procurar um profissional para realizar o exame preventivo. 

Já os homens negros ou com parentes de 1º grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos, pois apresentam mais chances de ter a doença;

Além disso, é importante cuidar da saúde de forma geral, realizando aproximadamente 30 minutos de atividade física por dia e ter atenção para manter o peso adequado.

Também é importante não fumar, diminuir o consumo de álcool e possuir uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura pois ajuda a diminuir o risco de câncer

Agora que você já sabe da importância do cuidado com a saúde masculina, é preciso escolher o plano de saúde que melhor se encaixe a você para que tenha maior tranquilidade e segurança para se cuidar.

Aqui na JundMed, possuímos diversas opções de planos de saúde e te ajudamos a encontrar a solução ideal que atenda às suas necessidades e que tenha um ótimo custo benefício.

Entre em contato com os nossos especialistas e faça uma cotação especialmente para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima